fbpx
Artigos

Futevôlei. Tudo que você precisa saber para começar

Quer conhecer um pouco mais sobre o Futevôlei? A Aberbeach traz um artigo completo que vai tirar todas suas duvidas sobre estes esporte de praia.

Ao contrário do que muitos pensam, o futevôlei não é uma modalidade esportiva tão jovem assim. Boa parte dos praticantes confirmam que o esporte derivado do vôlei e do futebol foi criado em 1962 depois que as tradicionais peladas e altinhas foram proibidas nas praias do Rio de Janeiro.

Você já deve estar imaginando o que aconteceu. Uma bola, uma área permitida para a prática de esportes, neste caso uma quadra de vôlei de praia e claro, desde sempre um bom controle de bola com os pés.

Um Pouco da História do Futevôlei

Foi assim que Otávio Morais, conhecido como Tatá e hoje um simpático senhor criou a modalidade esportiva que se tornaria febre entre jogadores de futebol profissionais e artistas ao final da década de 90. Época em que campeonatos explodiram pelas praias de todo país, em especial no Rio de Janeiro.

Uma curiosidade. Embora o Rio de Janeiro seja o berço do esporte, o primeiro Campeonato Mundial aconteceu em Salvador, no ano de 2010.

Atualmente o Futevôlei conta com campeonatos muito bem estruturados, inúmeros praticantes e se estendeu das praias do Brasil para o mundo. Ocorrendo inclusive a prática em quadras de areia artificial.

arena artificial de futevôlei
Construção de uma arena artificial de Futevôlei

Unindo paixões nacionais

Talvez por unir algumas das paixões nacionais como vôlei, futebol e é claro, a praia, o futevôlei não só cresceu, como passou a ser o principal esporte de muita gente, ou ainda o segundo esporte favorito.

futêvolei aberbeach sunga de praia

Existem muito sites com boas informações sobre as regras oficias do futevôlei, porém se você já conhece as regras do vôlei não terá muita dificuldade em aprender a brincar. As regras são bem parecidas realmente e inclusive a quadra compartilha das mesmas dimensões.

Predominantemente praticado por homens, o futevôlei cresceu muito também entre as meninas e hoje é comum encontrá-las batendo uma bolinha.

futêvolei aberbeach feminino mulher praia
A cada dia mais meninas praticam futevôlei

Do que eu preciso para praticar Futevôlei

Pois bem, este deve ser mais um dos motivos que tornaram esse híbrido numa verdadeira coqueluche. Um esporte que assim como o futebol não requer muita estrutura para ser praticado por lazer.

Além do mais, mesmo que praticado em praias lotadas ele não figura entre os esportes de verão que incomodam os banhistas.

Reúna os amigos na praia

Basicamente, você e pelo menos mais 3 amigos vão precisar de uma bola, que inicialmente pode ser uma bola de futebol mesmo – apesar de que hoje o futevôlei tem uma bola especial. Uma quadra de 9 por 18m se quiser usar as dimensões oficiais e uma rede de vôlei mesmo, porém a 2.2m da fita superior até o solo.

Finalmente a hora de começar a jogar

Pronto! Já pode se aquecer e começar a brincar e se divertir muito. Particularmente, gosto bastante e uma boa partida seguida de um mergulho na praia. Tudo isso faz toda diferença pra desligar você do tempo e do stress, te garanto.

Da pra jogar com uma bermuda, claro, não há problemas. Mas se quiser incorporar o verdadeiro espírito e se misturar aos nativos vai ter que usar uma sunga de praia ou biquínis. Aliás, tudo a ver. Praia, sol, suor e pouca roupa.

futêvolei na praia e sungas aberbeach aberbeach 2

Nos campeonatos oficiais e os atletas profissionais jogam com mais roupas, mas a explicação para é isso é simples. É preciso mostrar em camisas e bermudas os patrocinadores e apoiadores. A moda do esporte nas praias entre a galera mais descolada é mesmo as roupas de banho.

Quando eu falo Futevôlei, tenho certeza que você visualiza praia, bola e jogadores com roupas de praia. Por tanto, até na indumentária o esporte é leve, nada mais brasileiro do que isso.

Dicas Para Mandar bem no Futevôlei

futevôlei da RedBull na Praia de Ipanema - Rio de Janeiro
Disputa feminina por torneio de futevôlei da RedBull na Praia de Ipanema – Rio de Janeiro

Agora que já conhece um pouquinho da história, sabe o que vai precisar, e já viu as sungas que vão compor seu visual na praia é bom conhecer alguns fundamentos. Para ser um bom jogador, vai precisar dominar técnicas e alguns skills. Aqueles macetinhos que todo esporte tem.

Mas para começar apenas a brincar só precisa saber de algumas coisinhas.

Fundamentos básicos do Futevôlei

  • Serviço – Equivale ao saque do vôlei, porém com a bola no chão. Mesmo os jogadores mais acostumados fazem um  montinho de areia para facilitar o “saque”, e isso não é contra a regra. Então não se acanhe, ajeita a bola e passe-a para o outro lado da rede. Já a recepção é problema do seus amigos do outro lado… (risos)
  • Recepção – Bom, este já é quase auto explicativo. Só que, sempre tem um porém, você vai precisar passar a bola pro seu parceiro da melhor forma possível, ou como se diz: a mais redonda possível. Dessa forma você facilita a vida dele e o passe ou o ataque vai ser mais preciso.
  • Passe – O passe será sempre o segundo toque na bola após um serviço, ou mesmo depois de uma defesa, por mais fácil que esta seja. No passe, como já dito, é o momento de preparar a jogada para seu parceiro atacar com as melhores condições possíveis. E não se engane, atletas experientes conseguem fazer ataques bem agressivos no futevôlei.
  • Ataque – Sem muito mistério, no ataque a intenção é fazer a bola tocar o chão da quadra adversária. Sim eu sei, falando assim fiz parecer ser fácil, e acontece que claro, o outro time fará tudo para que isso não aconteça. Por isso, dentro do fundamento ataque existem várias opções de jogadas. Toques curtos próximos a rede, balões no fundo da quadra, jogadas na diagonal, bater forte e com e efeito na bola fazem parte do arsenal de qualquer bom jogador de futevôlei. Para os novatos, passar a bola pro outro lado já garante a diversão.
  • Defesa – E finalmente a defesa, e não é só impedir que a bola toque o chão da sua quadra. Deve mandá-la ao seu parceiro em boas condições para que ele efetue um bom passe para o arremate do seu ataque. Bons defensores são rápidos e acima de tudo conseguem se antecipar ao atacante se posicionando muito bem.

Quem nunca jogou Futevôlei na vida consegue se divertir?

Com toda certeza, desde que é claro a pessoa tenha o mínimo de controle de bola. Geralmente essa habilidade é herdada do futebol. Entretanto, existem pessoas que nunca jogaram bola, mas são bons praticantes de futevôlei.

E isso é possível graças a outra febre das praias, as “altinhas”, isso mesmo, aquele controlinho de bola das aulas de educação física um dia serviram pra alguma coisa.

Altinha na praia no Rio de Janeiro
Altinha na praia no Rio de Janeiro

Além de também ser um bom passatempo e uma ótima diversão nas praias, as altinhas melhoram muito seu controle de bola e te ajudam no futevôlei. Mas vamos falar mais das altinhas em outro post.

As regras do Futevôlei

futêvolei e sungas de praia da aberbeach
Algumas jogadas do Futevôlei são impressionantes e bem plasticas.

Disputado em três sets, vence a dupla ou equipe que ganhar dois sets. Cada set vai normalmente de 15 até 21 pontos, isso é bem relativo de competição para competição. E para ser o time vencedor vocês precisarão de dois pontos de diferença, assim como também é no vôlei.

Você pode ser informar melhor sobre as regras na página da Federação Carioca de Futevôlei.

Normalmente entre amigos, as partidas têm apenas um set, dessa forma a brincadeira “rende” mais e todos brincam várias vezes. Mas mesmo nas disputas entre amigos, alguns jogos são muito disputados. Nas praias do Rio de Janeiro por exemplo, algumas partidas acumulam muitos espectadores.

futêvolei com sungas de praia da aberbeach

A bola deve ser devolvida para a quadra adversária em apenas três toques e um mesmo jogador não pode dar dois toques consecutivos na bola.

Definitivamente um Esporte de Praia

Definitivamente o futevôlei é um esporte de praia, e sim, vai diverti-lo muito sem a necessidade de grandes preparativos. Certamente, você pode ir curtir sua praia como sempre faz, sem muitos apetrechos e complicações. Uma sunga de praia, uma bola sob o braço e uma rede armada.

Curtir a praia, suar um pouco, conhecer gente nova e viver o que os verões e as praias brasileiras tem de melhor.

Permita-se! Desligue a chave e curta o momento ao mesmo tempo que acaba com a ansiedade e stress da vida moderna. Veja e seja visto, pratique um esporte num ambiente natural com muito estilo e casualidade.

Tags
Mostre mais

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
%d blogueiros gostam disto: