fbpx
DicasLifestyle

Qual barba combina com meu tipo de rosto? Descubra agora!

Descubra qual o tipo de barba que mais combina com seu tipo de rosto. E ainda, aprenda a cuidar bem dos pelos e manter seu rosto sempre bonito e estiloso.

Qual barba combina com meu tipo de rosto

Dizem que a barba é a maquiagem do homem. De fato, essa pelagem é um elemento capaz de trazer grande transformação visual. Independente se você gosta de um estilo mais despojado ou se ama ter um aspecto mais moderno; se prefere deixar por fazer ou gosta de um estilo mais cheiinho; se curte a “moda lenhador” ou segue mais o modelo formal e desenhado; seja como for, a barba deixou de ser apenas “um problema a ser resolvido” e passou a ser peça importante na composição do look masculino.

Qual barba combina com meu tipo de rosto?

Qual barba combina com meu tipo de rosto

Contudo, para além do “caráter moda” a barba cumpre funções que vão além do estilo adotado pelo homem. Isso porque ela pode transformar o aspecto visual, ou seja, a depender de como você a utiliza no rosto, ela é capaz de disfarçar cicatrizes de acne, manchas, traços marcantes e indesejados – como o “bigode chinês” –, ou mesmo pode proporcionar diferentes harmonizações. Faces mais curtas podem ser alongadas; rostos podem ser afinados ou arredondados, e queixos podem mudar de formato a depender da necessidade, do gosto e do desenho adotado.

A barba vai muito além de uma mudança no visual. Tem a ver com sua personalidade

Qual barba combina com meu tipo de rosto

Seja qual for o estilo, é importante ter em mente que qualquer um deles exige especificidades na sua manutenção e cuidados – ou então a barba deixa de ser um atrativo marcante e passa a ser um mero sinal de desleixo.

Veja aqui alguns tipos interessantes de barba. Ao menos um deles pode combinar com você!

Barba estilo sombreado

Qual barba combina com meu tipo de rosto

Deixar a barba “por fazer” cai muito bem para homens que possuem pelos mais ralinhos ou difíceis de crescer. Assim, as falhas não se destacam tanto porque o pelos estão curtinhos. A dica aqui é trabalhar o ângulo do rosto, traçando uma linha reta em cada bochecha. A depender da genética, o período ideal para cobrir o rosto sob essa perspectiva é de seis a sete dias.

Qual barba combina com meu tipo de rosto

Nessa opção, o aparelho de barbear pode ser regulado num tamanho bem baixinho; e, para contornar, usam-se preferencialmente lâminas, porque possuem um corte bem rente, conseguindo destacar os pelos mais curtos.

É importante se atentar que optar pelo sombreado é ir pelo caminho contrário à formalidade de alguns ambientes, sobretudo em trabalhos em que se dispensa o visual tido como “desleixado”.

Barba estilo curto

Qual barba combina com meu tipo de rosto

Pensar em barba curta chega a passar perto da ideia do estilo sombreado; mas é só perto mesmo. É necessário deixar os fios um pouco mais longos para que sejam consideradas dentro desse tipo. Já é um caso que começa a valer para aqueles que possuem um rosto não tão fino. A barba cumpriria o papel de alongar de maneira moderada a parte de baixo do rosto, harmonizando o queixo com a parte de cima da face. Aqui, quem possui uma genética “mais fraquinha”, por assim dizer, até pode lançar mão do curtinho, mas já deixamos claro que as falhas podem aparecer com mais destaque em comparação ao sombreado. O tempo requerido já é um pouco superior: a cobertura pode demorar até quinze dias.

Qual barba combina com meu tipo de rosto

Na hora de moldar a barba curta, isso é, quando já se perceberem irregularidades nos fios crescidos, o aparelho pode ser ajustado entre quatro e cinco milímetros. O desenho de acabamento também pode ser feito com lâminas.

No “quesito profissional”, o estilo curto também não é sempre bem-vindo. É bom ficar atento ao que o ambiente de trabalho demanda. Geralmente, homens que atendem ao público precisam estar mais alinhados, e o curtinho pode não combinar com esse posto.

Barba estilo cheio

Qual barba combina com meu tipo de rosto

Há ônus e bônus para o homem de barba cheia! Envelhece? Às vezes sim. Contudo, esse estilo garante um aspecto mais sério e “de respeito”. Se seu queixo é pequeno e a mandíbula não tem muito destaque, esse estilo vai valorizar seu rosto porque traz volume para essa região.

Aqui os calvos também são mais beneficiados: os pelos mais longos chamam a atenção para o queixo e bochechas, e acabam contrastando com a ausência de cabelos em cima. Esse estilo é uma boa pedida para quem é favorecido pela genética de fios mais grossos e cheios. O oposto, portanto, é óbvio: se na sua barba predominam as falhas, esse estilo não é pra você!

Qual barba combina com meu tipo de rosto

Para atingir o “tamanho ideal”, é necessário esperar em torno de trinta dias ou mais! Enquanto se espera, e mesmo depois de se chegar ao comprimento desejado, a barba cheia demanda certa atenção. Não é porque é cheia que precisa ser desleixada.

Qual barba combina com meu tipo de rosto

É importante observar as irregularidades dos fios e aparar os pelos sempre que o aspecto de uniformidade for perdido. Nesse caso, o uso da tesoura é mais recomendado, tendo em vista que seu uso é mais controlado do que o de uma máquina. Com a tesoura, você consegue aparar mais os excessos, por exemplo, e menos onde há pouco volume.

Barba estilo longo ou lenhador

Qual barba combina com meu tipo de rosto

Você também pode chamar o tipo longo de “lenhador”. É algo que sempre existiu, mas que ganha cada vez mais lugar de destaque nos looks masculinos. Ele pode ser mais ajustado com fios longos na lateral – para o caso de rostos mais finos –; ou pode ser mais afinado para trazer um aspecto de alongamento caso o rosto seja largo.

Qual barba combina com meu tipo de rosto

O fundamental, contudo, é que a barba seja comprida na parte que cresce do queixo. Para ganhar esse “título”, é necessário esperar que os fios cresçam por aproximadamente doze semanas.

Aqui, mais do que ter atenção na hora de aparar com uso de tesoura, os homens que optarem pelo estilo lenhador precisam dobrar os cuidados na hora de lavar e hidratar os pelos. Como a pelagem grande chama muita atenção, qualquer descuido e ressecamento também ficará muito evidente.

Qual barba combina com meu tipo de rosto

Lance mão de produtos próprios para limpeza e hidratação dessa região, como xampus e condicionadores. Óleos também cumprem uma função interessante de retenção de umidade e capacidade de dar brilho aos pelos. Já a modelagem pode ser reforçada com cera, pomada ou pasta.

Qual barba combina com meu tipo de rosto

Qual seja o estilo que você adotar, sempre é importante buscar e acompanhar as dicas de cuidados com a barba. Como “maquiagem do homem”, ela pode garantir boa aparência, estilo e elegância. Se você perceber que não tem as habilidades ideais no aparo dos pelos, cuidado! Já pensou se errar e precisar esperar crescer tudo de novo? Melhor confiar os cuidados a um profissional especializado.

Tags
Mostre mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Descubra qual Tipo de Sunga te deixa Mais Bonito na Praia!

Download GRATUITO do Guia Completo que vai te ajudar a encontrar a sunga de praia perfeita para seu tipo de corpo!

Seu e-mail foi recebido com sucesso. Verifique o endereço cadastrado para pegar seu Download.

Fechar
%d blogueiros gostam disto: