fbpx
LifestyleArtigos

Natação. Redescubra este esporte completo, pratico e atual

Se você anda com pouco tempo para malhar ou precisa de um esporte mais completo fique neste post. Nos vamos falar sobre a natação. Completo, pratico e atual

Primeiro de tudo, neste artigo da Aberbeach Moda Praia vamos falar da natação, um esporte que é indicado para os bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos.

natação e a moda praia masculina
Nadar é indicado para as gestantes, crianças e idosos.

Locais para praticar natação

Você pode praticar natação em muitos locais, muitos mesmo. Tudo vai depender da estrutura de onde mora. Alguns privilegiados possuem rios e até mesmo lagos na cidade. E claro, como o pais é um grande litoral ainda temos o mar.

moda praia que não sai de moda
Nadadores mais experientes usam a praia para seus treinos.

Contudo, estes locais estão mais destinados a praticantes mais experientes e até mesmo para o lazer. De toda forma, existem academias com piscinas e ainda é comum encontrarmos espaços especializados para a pratica da natação.

Piscinas cobertas e aquecidas, e ainda clubes de lazer usam o espaço das piscinas durante a semana para treino de atletas. Também usadas para treino de praticantes amadores.

Todos estes locais podem ser de fácil acesso e você basicamente precisa de uma toalha e de uma boa sunga de praia. (Veja aqui opções de sungas incríveis). Claro, ainda existem outros acessórios, como os óculos para natação e as tocas. 

Benefícios da Natação

A prática de exercícios seja ele qual for lhe trará uma vida bem mais saudável, então resolvemos ressaltar hoje alguns dos muitos benefícios que a natação traz para quem a pratica, esta pronto para se surpreender?

Natação para ganhar massa muscular

Para vencer a resistência da água, o praticante de natação precisa fazer força. E é essa força para se deslocar que acaba tonificando e promovendo o aumento de massa muscular.

natação, musculos e massa com a moda praia masculina
Um esporte realmente completo

Também é uma excelente opção de exercício para quem busca atividades aeróbicas como podemos ver neste post exercícios aeróbicos.

Consequentemente, a natação atua no desenvolvimento da massa muscular e no sistema respiratório. Além disso, promove uma melhor interação com o esporte de acordo com as capacidades e faixa etária do praticante.

Natação melhora o sistema cardio respiratório

A natação traz em sua atividade muitos movimentos corporais, e esses movimentos irão ocorrer paralelamente com a respiração na água e fora dela.

Desta forma irá aumentar a capacidade de bombear o sangue no corpo, fortalecendo a musculatura do coração, e estimulando a circulação sanguínea.

Natação melhora a flexibilidade

Diferente do que acontece quando você se exercita numa academia, onde o objetivo dos aparelhos é isolar um músculo específico. A natação tende a recrutar muitos músculos simultaneamente para que o movimento na água aconteça.

E é exatamente essa grande quantidade de movimentos que vai promover melhorias nas articulações e ligamentos.

Além disso, já falamos que o corpo faz diversos movimentos, ajudando assim as articulações. Tanto no crescimento dos músculos, como para aliviar as dores, pois as articulações ficarão mais flexíveis.

Um suporte extra para melhorar a auto estima e combater o estresse

Os benefícios também atingem problemas que não são físicos, mas que atualmente atingem grande parte da população, como por exemplo, a falta de autoestima e o estresse.

natação e a moda praia masculina

Natação para melhorar a autoestima

Em relação à autoestima, você irá perceber que  nadar traz a sensação de segurança, liberdade ligada à independência que ajudará muito aqueles que têm problemas com isso.

Toda ajuda é valida para que você se sinta melhor e a nadar com certeza pode ser este aliado.

Natação combate o estresse

Quanto ao estresse temos dois aspectos importantes para evidenciar. Primeiro de tudo, a natação libera hormônios que fazem com que a pessoa se sinta bem, as endorfinas, deixando você relaxado.

Além disso, ao praticar essa atividade você terá que se concentrar para ajustar os movimentos com a respiração. Desta forma irá focar em seus movimentos, esquecendo os problemas rotineiros.

Nadar queima uma boa quantidade de calorias

Se você já está pensando em comparar a quantidade de calorias que se perde numa corrida ou numa pedalada com a natação, calma ai. Pois a quantidade de calorias em qualquer esporte está ligada a intensidade que você pratica.

Certamente, existem esportes que naturalmente queimam mais calorias, mas este é apenas um dos benefícios que uma ou outra modalidade trás.

Por tanto, tome cuidado com o excesso, lembre-se que em matéria de queima de calorias muitas vezes uma estratégia constante é melhor do que se matar de treinar um dia e depois desistir.

Primeiramente, conte com a orientação de um profissional capacitado. Especialmente para determinar seus limites e seus treinos semanais. Tudo de acordo com o objetivo que vocês dois definiram juntos. 

A nadar é um esporte de baixo impacto

Certamente, nadar é uma excelente opção de esporte para pessoas que sofrem de dores nas articulações. Justamente pela capacidade de trabalhar todo o seu corpo com pouco impacto.

Seu corpo fica mais leve quando está sob a água, e por isso apesar do esforço, todo o sistema sofre muito pouco impacto.

Finalmente, com esses benefícios acredito que você já tenha separado a sua sunga. Aproveite para nadar, relaxar, e cuidar da sua saúde de um jeito divertido.

Tags
Mostre mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: