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Homem Falso Magro: Quando a balança engana

O que é um homem falso magro e como isso pode impactar na sua saúde e no seu visual. Descubra e veja fotos de homens falsos magros para entender melhor.

Será que estar dentro daquele “peso” chamado ideal é garantia de estar saudável? Podemos medir condicionamento físico apenas observando o marcador da balança? Na verdade, existem muitos falsos magros por aí.

Homem Falso Magro

Eles até podem achar que estão saudáveis por não terem a aparência “gordinha”, mas o fato é que o sedentarismo e a má alimentação comprometem seriamente a saúde desses homens.

Homem Falso Magro: Quando a balança engana

Homem Falso Magro

O homem falso magro geralmente parece estar “em forma”; não chegam a ser esqueléticos, e a massa corporal é condizente com a altura. Mas basta eles tirarem a camisa, que podemos ver aquela barriguinha sobressalente, braços mais finos e ombros desajustados. Basicamente eles possuem um porte tido como normal, ainda que escondendo alguns “pneuzinhos”.

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Esse perfil é típico de quem se baseia em ideias erradas sobre saúde, como se o peso fosse sinônimo de qualidade. Mas não é. A saúde desses homens pode estar em risco devido à escassez de atividades físicas e à ingestão deliberada de alimentos nocivos ao corpo.

Homem Falso Magro

Um dos problemas resultantes desse comportamento, para além da questão estética, é um nível elevado de gordura, ainda que dentro do já citado peso ideal.

Homens nessa condição estão propensos a riscos parecidos com de diabéticos e hipertensos. Mas por que muitos não se atentam a isso? Porque falsos magros acabam se respaldando no discurso que acompanha a tabela do Índice de Massa Corporal (IMC). Usa-se uma impressão errônea de que está tudo bem, quando na verdade, a massa medida pela balança (e relacionada à altura) não diz respeito exatamente à qualidade de condicionamento físico.

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O IMC é importante, mas não deve ser interpretado como um número isolado

O que geralmente acontece é que o baixo nível de musculatura é compensado pelas gorduras corporais, e o IMC fica dentro do previsto apenas. O IMC é importante, mas não deve ser interpretado como um número isolado de outros fatores.

Ainda que a genética tenha uma participação importante nesse tipo de corpo, o comportamento diz muito sobre sua condição. Mais do que só comerem “besteiras”, falsos magros geralmente rejeitam esportes.

Porém, a atividade física é aquela que pode abrir caminhos para mudança de estilo de vida. Quando aliados a um programa alimentar de qualidade, ela é o canal de mudança no grande desafio de substituir as gordurinhas por músculo.

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Existem aqui dois conceitos muito importantes sobre gordura, que ajudam a esclarecer o entendimento sobre os danos que ela pode causar à saúde.

  • Quando é subcutânea, ou seja, quando está acumulada entre o músculo e a pele, a gordura é pouco prejudicial. O problema é basicamente o estético.
  • Quando, contudo, ela se acumula na parte de trás da musculatura do abdômen, recebendo o nome de gordura visceral, existe possibilidade de contaminação de órgão próximos, como o fígado. É essa gordura a responsável pela aparição de doenças perigosas como a diabetes, problemas relacionados ao coração ou AVC.
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A principal razão de a gordura visceral se acumular nessa região é o fato de ela funcionar como depósito de energia. O corpo “reserva” a gordura próxima a órgãos importantes e “dificulta” seu uso. Logo, uma vez que ingerimos muita caloria, ela será acumulada nesse depósito se não for queimada.

Assim, falso magros precisam entender esse conceito para buscarem uma saída para a necessidade de perder gordura localizada sem perder musculatura.

Mais massa magra, menos gordura

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A atividade física deverá ser composta por exercícios aeróbicos e por musculação. Aliada à dieta, ela ajudará no aumento de massa muscular, que por consequência facilitará a perda de gordura abdominal.

Falsos magros precisam realizar aeróbicos, objetivando a queima de gordura; porém devem fazer isso moderadamente, para que não acabem perdendo massa magra. Já a musculação é essencial. Os chamados exercícios anaeróbicos precisam ser praticados pelo menos em três dias da semana. O ideal é que falsos magros peguem pesado nessa parte, porém respeitando o próprio condicionamento físico.

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É muito importante enfatizar que os exercícios abdominais feitos em excesso não vão ajudar a queimar a gordura. Esse tipo de treino é bem mais voltado para o fortalecimento e crescimento dos músculos dessa região.

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O Homem falso magro pode comer de tudo?

Um dos comportamentos típicos de falsos magros é o menosprezo a dietas equilibradas. Eles costumam ingerir todo tipo de massas, doces e bebidas altamente calóricas, porque acreditam que o peso ideal lhes permite exageros. Engano! A adequação alimentar é fundamental para a perda de gordura visceral e condicionamento físico.

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Um dos principais inimigos é o açúcar. Logo, refrigerantes, chocolates ao leite em excesso, massas feitas de farinha branca e sorvete – por exemplo – causam elevação de glicose e insulina. Além disso, a carne gordurosa precisa ser substituída por frango ou peixe.

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No caso de laticínios, o leite desnatado deve substituir o do tipo integral, enquanto os queijos brancos ou ricotas devem ser priorizados em relação a queijos mais amarelados e gordurosos como a muçarela. Evite frituras e embutidos, bem como outros industrializados, como chips e biscoitos recheados.

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As bebidas alcóolicas não ficam de fora da lista. Não é à toa que muito falsos magros chamam atenção com humor para a “barriga de cerveja”. De fato, o excesso de álcool eleva o nível de gordura visceral e aumenta a quantidade de gases no organismo.

O que comer então?

Além das substituições já sugeridas, as gorduras saudáveis são bem-vindas à lista. Peixes como sardinha, atum e salmão; frutas secas como castanhas, amêndoas e nozes (algumas também chamadas de oleaginosas); azeite; sementes como chia e linhaça são exemplos desse tipo de gordura.

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Massas, ainda, não precisam ser totalmente expulsas da sua vida. A ingestão de pães e outras massas feitas de cereais do tipo integral é permitida, desde que moderadamente. Prefira também o consumo de verduras, frutas e legumes, porque são fonte de fibras, minerais e vitaminas.

A proteína também deve ser consumida, especialmente após o início da prática de exercícios anaeróbicos, ou seja, a musculação. A proteína possui um papel importante na construção de músculos. Seu consumo também deve ser regulado, a fim de que não se transforme também em gordura.

Tanto para o caso de um programa alimentar quanto para a prática de um esporte ou musculação, é muito importante a procura de profissionais habilitados a auxiliar e a conduzir um processo de recondicionamento físico.

Não deixe a balança te enganar. Diga adeus à vida de falso magro e dê um up no seu estilo de vida!

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